O Mercado Visto da Rua: Perspetiva do Segundo Trimestre de 2024. Olá Verão! 

Como tive oportunidade de vos escrever anteriormente, 2024 tem sido um ano positivo.

Quando analiso os resultados do 4º Trimestre de 2023 e comparo com o 1ºTrimestre de 2024, verifico um crescimento na ordem dos 47% (Artigo Sugerido: https://andrecasaca.pt/artigos/o-mercado-visto-da-rua-perspetiva-do-primeiro-trimestre-de-2024-boa-pscoa).

O segundo trimestre de 2024 manteve a tendência crescente do primeiro, consolidando o “Plano de Emergência” idealizado no final de 2023.

Em resumo, o 1 º semestre de 2024 registou um crescimento de 78% face ao período homólogo em 2023.

Existirá uma razão “óbvia” para esta evolução ou foi mera sorte ?

Confesso que não tenho a certeza. No entanto, sinto que deixei de pensar apenas como empreendedor e decidi “candidatar-me” a pensar como empresário, com todos os riscos que esta responsabilidade acarreta. A sensação é estranha. Um misto de medo, coragem e muito foco na qualidade e diferenciação dos serviços prestados.

Analisando o passado, julgo que muitas vezes me faltou coragem para arriscar mais. Tive medo que as minhas “estranhas ideias” colocassem em risco outras pessoas. Verdade seja dita, também me cansei de ouvir “isso não é possível” e tive medo de contrariar as oods.

Quando vivemos na constante “RAT RACE”, sem “tempo”(ou será coragem?) para parar e pensar estrategicamente, criamos as condições perfeitas para o falhanço.

A neblina cresce e a visão ofusca-se. Além disso pensamos sempre que  “parar é o fim do mundo”  porque ninguém nos prepara nem ensina a ultrapassar as falhas e fracassos.

Talvez por essa razão não estejamos preparados para aceitar, repensar, reorganizar e recomeçar.

Tenho feito um esforço para tentar melhorar a minha mentalidade. Aprendi a aceitar as falhas e a confiar nos processos com princípios bem definidos. É fundamental investir tempo na consolidação dos processos.

“A falha”, que tanto odiava, passou a ser um princípio.

Hoje, “falhar” faz parte do modelo de negócio. Se não existir falha,  pode significar que existe demasiado conforto. Não há evolução e otimização. O conforto pode ser um inimigo implacável para quem ambiciona liderar equipas e ser um empresário de sucesso, com resultados diferenciadores.

Depois desta extensa introdução, partilho o resumo do 2ºTrimestre de 2024.

Planear, Testar, Melhorar e Consolidar foram as palavras que melhor definem a trajetória dos últimos 3 meses.

Finalmente, definimos os serviços específicos que nos propomos a prestar no âmbito da atividade de consultoria imobiliária (https://andrecasaca.pt/servicos).

Felizmente, tivemos oportunidade de os colocar em prática. Passo a enumerar.

  1. Aconselhámos clientes de forma totalmente personalizada, tendo em conta as suas necessidades específicas. Dos processos desenvolvidos destacamos clientes com a necessidade de valorizar o seu património imobiliário e clientes com necessidade de apoio na aquisição da ativos imobiliários com inquilinos em situação vulnerável ou contratos vitalícios.


  2. Desenvolvemos Análises de Viabilidade de Projetos Imobiliários para clientes de Norte a Sul do País.  Maia, Lisboa, Setúbal, Sesimbra, Évora e Lagos foram as localizações em evidência.

    Complementarmente, também tivemos oportunidade de desenvolver Relatórios de Monitorização de Projetos Imobiliários, com o propósito de analisar e  reportar riscos potenciais, sugerindo as respetivas medidas de mitigação.


  3. Iniciámos o processo de Desenvolvimento Imobiliário de dois Edifícios situados  em Lisboa. Criação da estratégia de Desenvolvimento, Coordenação  e Apoio à Tomada  de Decisão  dos Donos de Obra (Proprietários) foram as principais funções assumidas.

Projeto 1 - Renovação de Edifício composto por 8 apartamentos e 2 lojas para colocação no mercado de arrendamento;

Projeto 2 - Renovação e Ampliação de Edifício para Habitação Própria Permanente;

 

Foi um trimestre “heterogéneo”, sem dúvida.

Tenho a certeza que entregámos muito valor. Fica a sensação de dever cumprido e a responsabilidade de continuar a evoluir , otimizando processos e melhorando a experiência dos clientes .

Estamos a construir o caminho que nos permitirá evoluir progressivamente. O crescimento será uma consequência dos processos implementados.

Como descreve Ray Dalio, “tudo começa com a interação entre “Pensadores independentes com objetivos audaciosos”.

Nesta capítulo, os resultados foram excepcionais.

  1. Consolidámos as relações comerciais com o Hugo Laranjeira (https://www.linkedin.com/in/hugo-laranjeira-999612164/) e o Miguel Neves (https://www.linkedin.com/in/miguel-vieira-neves-41b90013a/ ) . Estes “miúdos” serão sempre peças fundamentais na engrenagem do negócio.

    O Hugo tem um coração de ouro e um talento diversificado. Vai fazer coisas muito bonitas no nosso mercado, não tenho dúvidas.

    O Miguel é um verdadeiro mestre do Design e tem uma atitude perfecionista em tudo o que faz. Vai chegar longe.


  2. Confiámos os processos tecnológicos ao Nuno Poço (https://www.linkedin.com/in/nunopoco/) , um profissional de mão cheia com uma capacidade de trabalho fora do normal.

    O Nuno tem enormes capacidades e é um autodidata que adora implementar e testar. À medida que a sua autonomia cresce,  os resultados demostram a sua resiliência.


  3. Reforçámos significativamente as relações comerciais com o Miguel Amaral (https://www.linkedin.com/in/miguel-amaral-assocrics-27b83131/ ).

    Além das excelentes competências profissionais e respetivo sentido de Ética, o Miguel é um ser humano diferenciado que nos atende(u) sempre o telefone e ajuda(ou) nos momentos difíceis.


  4. Recentemente, demos as boas-vindas ao Pedro Almeida(https://www.linkedin.com/in/pedro-almeida10/) que se tornou o primeiro colaborador a tempo inteiro.

    O seu talento, competência e capacidade de execução estão muito acima da média.

    Em muito pouco tempo, tornou-se uma enorme mais-valia para o ecossistema de Pensadores Independentes com Objetivos Audaciosos”.

Confesso que é um privilégio  estar rodeado de pessoas com valores similares, talento de sobra e ganas de vencer.

Também estou consciente que não alcançámos nada e o caminho para atingir os objetivos é longo e tumultuoso.

Como se costuma dizer, “a sorte protege os audazes”. Mãos à obra.

Até breve,

André Casaca

Anterior
Anterior

O Mercado Visto da Rua: Modelo de Habitação para Jovens

Próximo
Próximo

O Mercado Visto da Rua: Porque é que 41% Projetos Residenciais totalmente licenciados não saem do papel?