O Mercado Visto da Rua: 3ºTrimestre de 2024, “dores de crescimento”.

O tempo passa depressa, e as reviravoltas são, muitas vezes, inevitáveis.

Há cerca de um ano, estava decidido a colocar fim à minha “jornada de empreendedor” – ou, quem sabe, de “idiota” – desgastado pela desilusão e pela falta de confiança. Sentia-me encurralado, com problemas que não estavam sob o meu controlo. Passava noites em claro, a pensar nas consequências caso algumas decisões de terceiros fossem desfavoráveis. Esse sentimento de impotência consumiu-me durante meses, até que resolvi intervir de forma mais incisiva.

Hoje, ao relembrar ao relembrar algumas conversas e reler alguns dos emails que enviei naquela altura, lembro-me das recomendações que me eram dadas:

“André, não faças isso. Podes ter problemas.”

“André, tem calma. Espera mais uns meses. Vai tudo correr bem.”

“André, não pressiones muito. Podes ter consequências.”

Estas palavras mantiveram-me acordado muitas noites. Mesmo sabendo que os conselhos eram para meu bem, fiz o que senti que tinha de ser feito. Sem planos A, B ou C, sem ideias mirabolantes – o único objetivo era resolver. Quem já esteve nesta posição sabe o que é. Quando olho para trás, ainda sinto “calafrios”, mas reconheço o quanto aprendi e valorizo muito quem me apoiou (e, na verdade, também desvalorizo quem deixou de atender o telefone). Hoje, tenho plena consciência de que são os momentos difíceis que nos ensinam a confiar – e a desconfiar – de nós próprios. Foram tempos duros, mas que me ajudaram a crescer.

Querem saber o resultado? Safei-me. “Com uma asa partida e outra torcida”, mas com “vontade de voar”!

Agora, no 3.º trimestre de 2024, os desafios são outros, mas continuamos a crescer aos poucos. Damos as boas-vindas ao mais recente membro da equipa, o jovem Gonçalo, que veio reforçar a comunicação com o mercado e o acompanhamento personalizado aos clientes. Expandimos o pipeline de Projectos de Consultoria, concluímos outros e avançámos com novas fases nos projectos de Promoção Imobiliária, que exigiram decisões estratégicas. Atendemos a pedidos de novos serviços por parte dos clientes e renovámos o nosso website: https://andrecasaca.pt/.

As dúvidas continuam a surgir todos os dias: fará sentido expandir os serviços que oferecemos, aumentando os recursos humanos (e, consequentemente, os custos fixos) enquanto asseguramos o controlo da qualidade? Deveremos recorrer a parcerias externas e coordenar os processos com estas?

Ainda não temos respostas definitivas para estas questões. Contudo, poderá ser sensato considerar a entrada de “novos sócios” com competências complementares às que temos atualmente. Nas próximas semanas, tomaremos decisões cruciais.

Em resumo, este foi um trimestre positivo, com um crescimento superior a 60% em relação a 2023. Mas, como se diz no futebol, enquanto o árbitro não apita, o jogo não termina. Sabemos que nada está garantido e que tudo pode mudar rapidamente. Continuamos a evoluir, sem pressas, mas com um compromisso inabalável com a qualidade dos serviços e com as relações comerciais que construímos com clientes e parceiros.

Para além disso, agora é o momento de começar a preparar 2025 com confiança – um ano que será, certamente, repleto de grandes oportunidades, onde saberemos escolher o caminho certo.

Nota Complementar: Vamos apostar fortemente no investimento imobiliário e procuramos parceiros com uma visão a médio/longo prazo. Caso tenhas interesse em fazer parte deste projecto, envia-nos um email para marketing@laplace-intelligence.com .

Até breve,
André Casaca

 

Anterior
Anterior

O Mercado Visto da Rua: “Princípios Organizacionais Não Negociáveis”

Próximo
Próximo

O Mercado Visto da Rua: Modelo de Habitação para Jovens