O Mercado Visto da Rua: “Princípios Organizacionais Não Negociáveis”

No mercado imobiliário em Portugal, a palavra “Parceria” perdeu significado, muitas vezes marcada por práticas de curto prazo e uma competitividade desenfreada. Este problema levou-me a refletir sobre novos modelos de colaboração que promovam confiança, transparência e verdadeira criação de valor.

Em 2024, decidi substituir o conceito de “Parceria” por “Colaboratividade Ativa”. Este conceito vai além da troca de leads ou comissões, práticas que frequentemente resultam apenas em aumento de preço sem um valor proporcional acrescido.

A “Colaboratividade Ativa” representa relações em que todas as partes contribuem para criar/entregar algo maior do que a soma dos seus esforços individuais.

Para mitigar os riscos das parcerias incipientes e promover este modelo, estabeleci um conjunto de Princípios Organizacionais Não Negociáveis que “balizam” todas as nossas interações e decisões. Estes princípios são tanto um guia interno como um convite para outros que partilhem a mesma visão.  Além disso, estão sujeitos a revisão conjunta sempre que se identifique uma necessidade de adaptação ou melhoria.

“Princípios Organizacionais Não Negociáveis, por André Casaca”

  1. Transparência Radical.

1.1. Não se escondem informações de colegas, clientes ou parceiros para benefício da organização.

1.2. A consistência comunicacional é fundamental para criar uma marca de confiança. O propósito comercial nunca pode sobrepor-se à visão de longo prazo.

2. A Falha e os Erros Fazem Parte do Processo.

2.1. Fazer, testar e melhorar é um ciclo infinito. A evolução é contínua. Os resultados de curto prazo são importantes, mas a constante busca pela melhoria é muito mais valiosa.

2.2. Se não inovarmos, não melhoramos. A comparação com a concorrência não deve existir.

3. A Qualidade do Serviço Prestado é Mais Importante do que Qualquer Remuneração Acordada.

3.1. Se não existir valor para criar para o cliente, não se vende o serviço (seja qual for a atratividade da remuneração).

3.2. Sempre que falhamos, assumimos o erro.

4. O Valor a Cobrar pelo Serviço Tem que Ser Inferior ao Valor Criado para o Cliente.

4.1. Se um cliente demonstrar que não criámos valor, devolvemos o montante faturado.

4.2. A proposta de serviços a apresentar deve sempre ter este aspeto em conta, apresentando a lógica caso seja possível.

5. Não se Aceitam Mentiras.

5.1. Seja um colega, parceiro, fornecedor ou cliente, sempre que se verifique a existência de mentiras, a evidência deve ser discutida imediatamente com o(s) seu(s) autor(es).

5.2. Dependendo da gravidade do ato, devem ser dadas duas oportunidades para melhoria processual. Caso o problema persista, considera-se que a relação profissional/comercial não tem condições para existir.

6. Liberdade Total, Responsabilidade Máxima.

6.1. Todas as atividades, tarefas e processos desenvolvidos pela organização têm que ter lógica e objetivos estabelecidos. O gestor da atividade/tarefa/processo deverá planear e monitorizar a execução, controlando e registando tempo, custo e resultado.

6.2. Sempre que existam dúvidas acerca da implementação de atividades/tarefas/processos, estas devem ser expostas em tempo útil e de forma prática. Perguntas demasiado abertas não funcionam.

7. Comunicação com Colegas/Parceiros/Fornecedores/Clientes Deve Ser Sempre Simples e Rápida.

7.1. Chamadas telefónicas de colegas/partners/fornecedores/clientes que não possam ser atendidas no momento deverão ser retornadas no mesmo dia ou num prazo máximo de 24 horas.

7.2. Contactos válidos recebidos via email, WhatsApp, mensagens ou redes sociais devem ser respondidos num período não superior a 48 horas.

8. Sem Registo de Informação não existe Monitorização. Sem Monitorização Não Existe Evolução. Sem Evolução Não Existe Organização.

8.1. O registo do objetivo e do resultado é obrigatório para todas as atividades/tarefas e processos.

8.2. A definição dos objetivos deve ser realista, tendo por base a experiência e intuição do(s) gestor(es).

9. O Feito é mais Importante do que o Perfeito.

9.1. Não existe perfeição. Os processos sofrem melhorias contínuas. Planear, executar, testar, melhorar.

9.2. O atraso na entrega de serviços contratados deve ser sempre justificado ao cliente. Não se evita o contacto, promove-se a honestidade. Um atraso superior a metade do tempo definido inicialmente pode resultar na devolução do montante.

10. O Sucesso da Organização Será Distribuído Proporcionalmente pelos Seus Membros

10.1. Planeamos e definimos objetivos conjuntos, mesmo que os possamos executar individualmente. O sucesso será sempre da equipa.

10.2. Trimestralmente verificamos os resultados em conjunto, definimos novos objetivos e avançamos em comum acordo.

Nota:

Apesar de ainda não nos podermos considerar uma organização, esse é o objetivo. Estamos a construir em conjunto, como tal, não se coíbam de comentar, criticar ou acrescentar.

Este documento poderá ser revisto trimestralmente, sendo que a sua melhoria deverá ser contínua.

Até breve,

André Casaca

 

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O Mercado Visto da Rua: 3ºTrimestre de 2024, “dores de crescimento”.