O Mercado Visto da Rua: Serviço de Consultoria Imobiliária - Análises de Viabilidade Prévia e Desenvolvimento de Planos de Negócio

Um dos objetivos profissionais para este ano é partilhar mais acerca dos processos com que me vou “cruzando” no imobiliário, contribuindo para partilha de conhecimento, promovendo o debate e consolidação de aprendizagens.

Nos últimos anos desenvolvi e criei inúmeros estudos de Análise de Viabilidade Prévia (Artigo Relacionado: https://bit.ly/3P3vu75) e Planos de Negócios(Artigo Relacionado: https://bit.ly/3S2KlRU) para projetos residenciais, de forma gratuita e sempre com o objetivo de apoiar as decisões de clientes e potenciais clientes.

Entendia que a entrega de valor numa fase de muito pouca definição dos projetos poderia aumentar a probabilidade de participar nos mesmos, caso existisse evolução.

No entanto como todos sabemos, por variadíssimas razões, a probabilidade de assegurares o papel de Promotor Imobiliário num projeto de desenvolvimento quando o terreno não é teu, é muitíssimo baixa.

 Como tal, muitos projetos evoluíram mas acabei por não participar porque foram vendidos. Outros tantos, não evoluíram e também fiquei de fora.

Sempre tentei pensar a longo prazo “sacrificando os resultados de curto prazo”.

Não sei se foi uma estratégia certa ou errada, só o tempo o dirá.

Hoje considero que foi um Investimento, apenas isso. Todos os investimentos têm risco associado.

Tive oportunidade de participar no processo de criação e conceção de projetos fantásticos, de escalas totalmente distintas.

Alguns foram executados.

Outros, ainda tenho esperança de executar.

A maior parte, não avançaram.

Aprendi muito, com todos os envolvidos. (Artigo Relacionado: https://bit.ly/47mdYBV)

Criei Processos.

Arrisquei.

Tomei decisões certas. Tomei decisões erradas.

Acima de tudo, tomei decisões e construi relações.

A atividade de Promoção Imobiliária não é fácil.

O alinhamento de todos os Stakeholders para viabilizar Projetos de Desenvolvimento é complexo.

Estou constantemente a aprender coisas novas, é um facto.


Na teoria, tudo isto parece poético.

Na prática, é duro.

É preciso equilibrar a balança.

 

Em 2023, face à escassez de novos Projetos Imobiliários em Pipeline, decidi validar um novo “produto” no âmbito dos Serviços de Consultoria Imobiliária que presto.

 

Depois de vários testes com alguns clientes, descobri o real valor que o conhecimento prático pode aportar aos Processos de Análise de Viabilidade Prévia e Criação de Planos de Negócios para Projetos de Desenvolvimento. Aliás, não descobri nada. Foram os clientes que me “chamaram à atenção” para os resultados e o impacto que sentiram nas suas tomadas de decisão.

 

Como todos sabemos, o EXCEL aguenta tudo.

Os Projetos Reais não aguentam tudo quando saem do domínio das ideias e/ou do papel.

O conhecimento prático faz muita diferença.

 

 

Tendo em conta o descrito, tenho vindo a falar com vários Players do Setor Imobiliário que muitas vezes necessitam de suporte nas tomadas de decisão, dos quais destaco:


 

  • Mediadores Imobiliários e Consultores de Investimento Imobiliário:

Muitas vezes necessitam de apoio para validar pressupostos e estabelecer planos de negócio que permitam aumentar a atratividade dos Terrenos/Edifícios que estão a comercializar ou dissipar as dúvidas que os seus clientes manifestam antes de avançar com a aquisição de projetos de desenvolvimento.

 

  • Proprietários de Terrenos/Edificios:

Quando o Imobiliário não é a principal atividade dos Proprietários, muitas vezes sentem dificuldade em definir estratégias que permitirão maximizar o valor ou a rendibilidade dos seus Terrenos e/ou Edifícios.

 

  • Investidores:

Investidores com pouco conhecimento de mercado ou pouca prática em Projetos de Desenvolvimento, necessitam de validar pressupostos de investimento e planos de negócios para ativos que pretendem adquirir ou redefinir estratégias face a alterações das dinâmicas de mercado.

 

  • Arquitetos:

Muitas vezes necessitam aliar a sua arte às tendências de mercado, de forma a aumentar a atratividade dos seus projetos, maximizando o valor para os seus clientes.

 

Ainda não estou certo desta necessidade bem como da aplicabilidade do serviço a cada tipo de cliente potencial.

No entanto, vale a pena testar.

 

Face ao descrito, nos próximos dias vou partilhar convosco os traços gerais do primeiro processo de 2024, para melhor enquadrar a diversidade de casos. Tenciono partilhar um por mês.


 

Anterior
Anterior

O Mercado Visto da Rua: Ativos de Desenvolvimento Imobiliário – Vender ou Criar Valor?

Próximo
Próximo

O Mercado Visto da Rua: Chegou 2024, ESPERANÇA renovada.